Socorro França assume controladoria prometendo gestão equilibrada

Com discurso de fortalecimento das instituições de Segurança do Ceará, a ex-procuradora-geral de Justiça Socorro França assumiu ontem a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). Ela destacou que atuará no controle externo da atividade policial com “independência e equilíbrio” e afirmou que o órgão não deve ser encarado como “bichão-papão”.

Socorro antecipou que não admitirá corporativismos na gestão. “Se todos respeitarmos o devido processo legal, tenho certeza absoluta que nosso trabalho será leve e prazeroso. Por isso que aceitei a missão”. Na posse, no teatro do Dragão do Mar, ela revelou que chegou a ser chamada de louca por topar comandar a CGD. O órgão enfrenta denúncias de uso político e perseguição.

 

Conforme O POVO publicou no último dia 26 de janeiro, o ex-controlador, Santiago Fernandes, afirmou que, no período em que esteve à frente da CGD sofreu “pressão direta” do então secretário da Segurança, Servilho Paiva. Sobre a situação, Socorro disse que ainda não conversou com o atual secretário, Delci Teixeira, mas destacou que a CGD será independente.

 

Líderes de sindicatos e associações de agentes de segurança compareceram ao evento. Entre eles, o deputado capitão Wagner de Sousa (PR), presidente de honra da Associação dos Profissionais da Segurança (APS). Numa demonstração da tentativa de extinguir a tensão entre as Polícias e a CGD, o parlamentar foi convidado a compor o palanque da posse. “É um sinal de que o Governo está tratando o capitão Wagner como trata os demais deputados. Não quero ser tratado melhor que nenhum deputado. Quero contribuir para que o Governo faça um bom trabalho na Segurança Pública”, afirmou o deputado.

 

Presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol), Gustavo Simplício enalteceu o discurso de posse da controladora. “Queremos que a CGD sirva para punir apenas os maus policiais”, disse. (Thiago Paiva)

Fonte: Jornal O Povo