SECRETÁRIO EXECUTIVO APRESENTA O SETOR PARA SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE CARGAS E LOGÍSTICA DO ESTADO DO CEARÁ

noticia ministro2

O Secretário Executivo da Secretaria de Portos, Mário Lima Júnior, realizou nessa quinta-feira (29/08) palestra sobre o Plano Nacional de Logística Integrada do Governo Federal, no auditório do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará (SETCARCE). Lima representou o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que não pode comparecer no evento por motivo de agenda no Planalto.

O Plano Nacional de Logística Integrada representa a racionalização dos planos desenvolvidos pelo Ministério dos Transportes e pela Secretaria de Portos (SEP), visando a otimização dos investimentos. Atualmente, os portos brasileiros, juntos, movimentam 900 milhões de toneladas, muito atrás de movimentações de portos como os da Cingapura e o Porto de Antuérpia. O Porto de Santos é o maior do país e também leva o título de maior porto da América Latina, colocando o Brasil em posição de destaque na região. Lima frisou que, além dos minérios, o Brasil vem se destacando na exportação de soja, milho e carne.

noticia ministro1De acordo com o Índice de Desempenho Logístico elaborado pelo Banco Mundial em 2010, o Brasil evoluiu 20 posições, alcançando a 41ª posição. Lima informou que a meta da Secretaria de Portos é chegar no ano de 2020 entre os dez melhores portos em desempenho logístico. Para isso, Mário Lima disse que o Governo Federal vem investindo em melhoria dos acessos marítimos e terrestres (rodoviários e ferroviários), ações de desburocratização do desembaraço das mercadorias e em projetos de tecnologia da informação. Essa aproximação do setor rodoviário com os portos cearenses é bastante oportuna e exemplo para o restante do país. Esse é um momento de sentarmos e fazermos essa integração.

Fonte: SEP/ – Nathalia de Sá/CDC – – www.portosdobrasil.gov.br

Andrezza Barros

Chefe da Comunicação

Secretaria de Portos

(61) 9994 8791