Refinanciamento Ministério da Fazenda anuncia novas condições para refinanciamento de veículos pesados

Mon, 01 de June de 2015
Fonte: NTC&Logística

O Banco Central estabeleceu condições especiais de refinanciamento no âmbito do programa Procaminhoneiro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – para aquisição e arrendamento mercantil de caminhões, chassis, caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques, tanques e afins, carrocerias para caminhões, novos e usados; sistemas de rastreamento novos; seguro do bem e seguro prestamista, firmadas até 31 de dezembro de 2014.

 

As condições são válidas para empresários individuais, empresas individuais de responsabilidade limitada e sociedades, associações e fundações, que a receita operacional bruta ou renda anual seja de até R$ 2.400.000,00.

 

Essas novas condições entraram em vigor em 28 de maio, data de sua publicação.

 

Confira abaixo a resolução na íntegra e entenda os detalhes sobre as condições de refinanciamento.

MINISTÉRIO DA FAZENDA

BANCO CENTRAL DO BRASIL

RESOLUÇÃO Nº 4.409, DE 28 DE MAIO DE 2015

 

Estabelece as condições para o refinanciamento de parcelas de operações de que trata o art. 1º-A da Lei nº 12.096, de 24 de novembro de 2009, destinadas à aquisição e arrendamento mercantil de caminhões, chassis, caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques, tanques e afins, carrocerias para caminhões, novos ou usados; sistemas de rastreamento novos; seguro do bem e seguro prestamista, firmadas até 31 de dezembro de 2014.

 

O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público que o Conselho Monetário Nacional, em sessão realizada em 28 de maio de 2015, com base no art. 4º, inciso VI, da Lei nº 4.595, de 1964, e nos arts. 1º e 1º-A da Lei nº 12.096, de 24 de novembro de 2009, resolveu:

 

Art. 1º Ficam estabelecidas as condições necessárias aos refinanciamentos de que trata o art. 1º-A da Lei nº 12.096, de 24 de novembro de 2009, observado o seguinte:

 

I – beneficiários:

 

a) pessoas físicas residentes e domiciliadas no País, do segmento de transporte rodoviário de carga;

 

b) empresários individuais, empresas individuais de responsabilidade limitada e sociedades, associações e fundações, cuja receita operacional bruta ou renda anual ou anualizada seja de até R$2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), desde que sejam do segmento de transporte rodoviário de carga; ou

 

c) empresas arrendadoras, desde que o arrendatário se enquadre na forma das alíneas “a” e “b”;

 

II – objeto do refinanciamento: operações destinadas à aquisição e ao arrendamento mercantil de caminhões, chassis, caminhõestratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques, incluídos os tipos dolly, tanques e afins, carrocerias para caminhões, novos ou usados, sistemas de rastreamento novos, seguro do bem e seguro prestamista, firmadas até 31 de dezembro de 2014, limitado às:

 

a) doze primeiras parcelas com vencimento a partir da formalização da operação de refinanciamento; ou

 

b) parcelas restantes com vencimento a partir da formalização da operação de refinanciamento, se em número menor que doze;

 

III – prazo para formalização das operações de refinanciamento: até 31 de dezembro de 2015;

 

IV – encargos financeiros:

 

a) taxa de juros mínima de 6% a.a. (seis por cento ao ano); ou

 

b) a taxa de juros observada originalmente no contrato, se acima de 6% a.a. (seis por cento ao ano);

 

V – prazo de reembolso:

 

a) no caso da alínea “a” do inciso II deste artigo, em até doze parcelas mensais após o fim do prazo do contrato original; ou

 

b) no caso da alínea “b” do inciso II deste artigo, em número de parcelas mensais idêntico ao de parcelas refinanciadas, garantida a carência de doze meses a partir da formalização da operação de refinanciamento.

 

§ 1º Serão agentes operadores o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e as instituições financeiras por ele credenciadas.

 

§ 2º O risco das operações será do BNDES, nas contratações por ele efetuadas diretamente, e das instituições financeiras por ele credenciadas, nos demais casos.

 

Art. 2º As operações refinanciadas nos termos desta Resolução deverão integrar o total dos financiamentos de que trata o § 1º do art. 1º da Resolução nº 4.391, de 19 de dezembro de 2014, observado o enquadramento de cada subprograma.

 

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

ALEXANDRE ANTONIO TOMBINI

Presidente do Banco Central do Brasil