REALIZADA REUNIÃO DO FORUM FISCAL PERMANENTE SEFAZ/SETCARCE

Realizou-se em 28/09, no auditório do SETCARCE, mais uma reunião do FÓRUM PERMANENTE SEFAZ/SETCARCE.

No evento foram tratados temas de relevância para o setor de transporte de cargas e logística.

O Dr. Pedro Júnior Coordenador de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda divulgou as medidas adotadas agilização da liberação de notas fiscais no posto fiscal do aeroporto, cujo plano piloto está sendo testado com a empresa aérea LATAM.

Com relação ao MDF-e, a SEFAZ/CE passará a exigir em 2018, a utilização de Manifesto Eletrônico em todas as operações internas, informou que está em estudo para publicação uma Instrução Normativa para disciplinar sua utilização.

Foi apresentado pelo preisdente da BLUE CORP Sr. Tommy Miyata,  o CANAL VERDE, projeto inovador com objetivo de agilizar o acompanhamento do fluxo de mercadorias em trânsito, graças a nova realidade de documentos fiscais eletrônicos.  O Canal Verde adota as mesmas “tags” utilizadas pelos veículos de carga para o pagamento de pedágios a fim de permitir rastreamento quando ingressarem no território cearense. Os equipamentos serão instalados próximos ao postos de divisa, e serão capturados os documentos eletrônicos, incluindo a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e o Manifesto de Documentos Eletrônicos (MDF-e) e assim agilizar a liberação pela Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará – SEFAZ das notas fiscais para entrega de mercadorias no nosso Estado.

 

Foram informados a cerca da EXPOLOG-2017 – XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA,  que ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, de 22 a 23 de novembro, onde SETCARCE contará com uma estande/ilha, e disponibilizará espaço para exposição de transportadores associados.