Presidente do Conselho diz que irá priorizar empreendedores

Segundo Flávio Saboya , que tomou posse ontem, um dos objetivos da sua gestão será aumentar o número de empresas formalizadas em áreas rurais

O novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará, Flávio Saboya, destacou como uma de suas principais metas para os próximos quatro anos a formalização de pequenas e médias empresas que atuam no meio rural. Segundo o empresário, que preside a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), atualmente apenas 39,5% dessas empresas estão devidamente regularizadas.

A cerimônia de posse dos novos dirigentes, eleitos em novembro de 2014 para o quadriênio 2015/2018, foi realizada na noite de ontem. “O primeiro foco dessa gestão será incrementar a regularização da MPE (Micro e Pequenas Empresas) no Estado”, disse Saboya, que também preside o Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional do Ceará (Senar-CE).

“A gente vai tentar fazer uma atuação voltada principalmente para o campo, onde estão os setores que se encontra menos formalizados no Ceará.”

De acordo com o dirigente, das empresas regularizadas que atuam no Interior, a maioria está instalada em áreas urbanas, daí a necessidade de priorizar as que estão localizadas em áreas rurais.

“Mas mesmo com esse foco no meio rural, nós não vamos desprezar as empresas dos setores da indústria e do comércio”, garantiu.

Para contemplar outros setores da economia, Saboya disse que tentará sensibilizar os outros membros do conselho, composto por representantes de 15 instituições, para que trabalhem para regularização das empresas filiadas a cada entidade.

“É preciso que os membros estejam atentos para a regularização das empresas que estão dentro de suas entidades, para que cada setor que compõe o Conselho olhe primeiro para dentro de casa”, disse

Saboya. Para ele, o maior entrave para a regularização é a falta de conhecimento sobre benefícios que ela traz. “Existe um número significativo de incentivos dados pelo próprio governo, pelo Sebrae, e os ministérios têm fundos específicos para a promoção das MPE. Temos que estimular esse espírito empreendedor”.

Combate à seca

Uma das medidas voltadas para produtores rurais do semiárido é o programa Sertão Empreendedor, que será desenvolvido em uma ação conjunta entre Sebrae e Senar.

“O projeto vai dar uma assistência direta ao produtor, por meio de assistência técnica continuada e capacitação para esses produtores”, disse o superintendente do Senar-CE, Paulo Helder.

“Estamos propondo esse programa para atender 26 municípios no Ceará, em 30 propriedades em cada município.” Os recursos são do Sebrae Nacional. O programa Sertão Empreendedor deverá atender além dos empreendedores rurais, seus familiares e colaboradores.