Novo extintor de carro fica para outubro, diz Conatran

O Conatran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu adiar novamente a data limite para que os motoristas instalem os extintores de incêndio tipo “ABC” nos carros. Agora, o prazo vai até o dia 1º de outubro.

 

Essa é a terceira vez que o prazo foi estendido. A medida foi tomada após pedido do Ministério das Cidades, feito na segunda-feira (15) ao Detran (Departamento Nacional de Trânsito).

 

Após o último adiamento, o prazo que estava em vigor era de 1º de julho. Agora o motorista ganha mais 90 dias para fazer a instalação do equipamento que controla fogo em estofados, tapetes e painéis.

 

O ministério não informou a razão do novo adiamento. As outras prorrogações, no entanto, tinham ocorrido pela dificuldade de motoristas encontrarem o novo modelo de extintor.

 

Os carros fabricados a partir de 2010 já são equipados com esse tipo de extintor, com carga à base de bicarbonato de sódio e validade de cinco anos.

 

Os antigos extintores, da categoria “BC”, são eficazes somente contra chamas em equipamentos elétricos ou provocadas por líquidos inflamáveis.

 

A partir da nova data, quem não tiver o novo extintor fica sujeito a multa de R$ 127,69 e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação. (das agências).

Fonte: Jornal O Povo