IPVA terá valor menor em 2014

No próximo ano, o boleto com a cobrança só será encaminhado a cerca de 65% dos contribuintes

Previsto para ter a tabela anunciada na próxima terça-feira, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá os valores reduzidos no próximo ano, segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Embora não tenha divulgado os novos números, a Pasta informou ontem que irá “permanecer com a política de redução” do tributo. Neste ano, o imposto teve recuo médio de 9,4% em relação ao valor pago pelos proprietários de veículos em 2012.

Por conta de fatores como os incentivos governamentais, a frota de veículos de Fortaleza mais que dobrou ao longo dos últimos dez anos Foto: Marília Camelo

Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, o boleto com a cobrança do imposto não será mais encaminhado por correio a todos os contribuintes. Segundo o secretário da Fazenda do Estado, João Marcos Maia, em torno de 35% dos cearenses que pagam o tributo não receberão o boleto, uma vez que a Sefaz identificou que eles costumam fazer o pagamento através da impressão de um novo boleto na internet. Para os outros contribuintes, acrescenta, a cobrança será enviada normalmente.

Além de usar o boleto encaminhado pelo correio ou imprimir outra via no site da Sefaz, o contribuinte também poderá fazer o pagamento indo até um dos núcleos da secretaria. As datas para o pagamento ainda serão divulgadas pela pasta.

Abatimento

O IPVA 2014 terá o mesmo tipo de abatimento que teve sua edição anterior. Para quem optar por quitá-lo em parcela única, será oferecido um desconto de 5% sobre o valor do boleto.

Os detalhes sobre o IPVA 2014 serão apresentados pelo titular da Sefaz na manhã da próxima terça-feira, em entrevista coletiva na sede da Sefaz.

Por conta de fatores como o aumento do poder de compra dos cearenses e os incentivos governamentais, a frota de veículos de Fortaleza mais que dobrou ao longo dos últimos dez anos, passando de 422 mil unidades, em 2003, para 880 mil veículos em agosto último. Nos seis primeiros meses deste ano, foram implementados 39.487 mil veículos na Capital – uma média mensal de 6.581 mil unidades.

Apesar do aumento da população, que exige maior quantidade de veículos nas ruas, o salto da frota tem sido muito mais significativo. De 2000 a 2010, por exemplo, a população da Capital cearense cresceu 14,5%, passando de 2,1 milhões para 2,4 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ano anterior

Em 2012, foram tributados 1,63 milhão de veículos no Estado, totalizando R$ 454,75 milhões arrecadados. A expectativa para este ano era arrecadar R$ 513,386 milhões de um total de 1,69 milhão de veículos. Neste ano, em torno de 55 mil veículos foram isentos do imposto, enquanto, no ano passado, o total foi de 49 mil unidades.

Previsões

As previsões para o próximo ano ainda não foram divulgadas pela Secretaria da Fazenda. No ano passado, em comparação com 2011, também foi registrado aumento da inadimplência, a qual subiu de 7% para 12%

Segundo informações do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel), o mercado cearense de veículos usados cresceu 7% neste ano, apesar dos incentivos governamentais, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que culminaram em uma grande procura por veículos novos.

Fonte: Diário do Nordeste.

Postagens Relacionadas