Forbes Brasil destaca trajetória política de Tasso Jereissati

Segundo governador do Ceará com mais tempo de mandato – 12 anos (atrás somente de Nogueira Accioli, por uma diferença de 46 dias) -, em 127 anos e quatro meses de história republicana, Tasso Jereissati é destaque nesta semana da revista Forbes Brasil.

“De seu período no cargo, costuma ser lembrado como o governador que rompeu com o clientelismo e adotou a austeridade e a transparência. Saneou as finanças, restaurou o crédito do estado e inaugurou a modernização administrativa. Melhorou os indicadores de saúde e de educação do Ceará, que acabou reconhecido pela ONU como o estado brasileiro que mais cresceu no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, destacou a revista.

“O aumento do IDH foi a maior de nossas conquistas”, ressaltou Tasso Jereissati, atualmente senador da República pelo Ceará.

A Forbes Brasil aponta ainda que o tucano Tasso proporcionou investimentos em obras de infraestrutura e modernização da máquina estatal. “Um modelo que virou referência para outras unidades da Federação. No upgrade da engrenagem administrativa do Ceará, fez a transposição da sua experiência de gestor da área privada para a estrutura do serviço público”, colocou a revista.

A Forbes Brasil destaca ainda o projeto da Lei de Responsabilidade das Estatais, que estabelece regras mais rígidas para a ocupação de cargos públicos. “É uma das principais reformas do Estado brasileiro que são necessárias para acabar com a corrupção e a ineficiência”, disse Tasso, relator do projeto.

Fonte: Blog do Eliomar.

(Foto: Forbes Brasil)