Fechamento dos postos fiscais de fronteira rio grande do norte

Reproduzimos abaixo publicação feita pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Rio Grande do Norte – SETCERN, em jornal local no dia 30/12/2014, com agradecimento à Governadora e ao Secretário da Tributação do Rio Grande do Norte pelo fechamento dos postos fiscais de fronteira.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Rio Grande do Norte – SETCERN serve-se do presente para agradecer mais uma vez a Ilma. Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, a Sra. Rosalba Ciarlini e ao Secretário do Estado da Tributação, o Sr. José Airton da Silva e sua equipe, pelo fechamento dos postos fiscais de fronteira.

Hoje, passados um ano, esta decisão que exigiu um esforço Herculano, deixa o nosso Estado à frente de outras Unidades da Federação, mas em comum com os Estados de SP, RJ, PR, RS, SC e ES, no âmbito da modernização, transparência e desburocratização na ralação Fisco x Contribuinte. Nosso País adotou um caminho de digitalização de todas as operações comerciais, agora contamos com nota fiscal eletrônica (NF-e), conhecimento de transporte eletrônico (CT-e), manifesto de documentos fiscais eletrônicos (MDF-e), sistema público de escrituração digital (SPED) e entre outros que estão por vir. Agradecemos também a todos que direta ou indiretamente, tiveram a coragem e dedicação para este grande salto, eliminando os modelos retrógrados de fiscalização que reduzia a eficiência das transportadoras. O benefício com o fechamento dos postos fiscais, não alcança apenas os contribuintes, mas sim toda a sociedade. A economia gerada a favor da máquina pública, hoje está disponível para investimento em outros setores da sociedade.