Detran realiza emplacamento e transferência online

Os dois processos, juntos, de janeiro a outubro deste ano, já foram solicitados por mais de 338 mil pessoas

A ideia da informatização dos serviços é tentar evitar o desperdício de tempo dos usuários, que passam horas nas filas de espera (FOTO: NAH JEREISSATI)

Os proprietários interessados em realizar o primeiro emplacamento ou a transferência de veículos no Ceará, junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), agora têm uma nova ferramenta à disposição. O órgão passou a oferecer os serviços por meio do site da Central de Serviços, com o objetivo de dar celeridade aos dois processos que, juntos, de janeiro a outubro deste ano, já foram solicitados por mais de 338 mil pessoas.

De acordo com o órgão, só em 2016, 85 mil veículos tiveram o primeiro emplacamento realizado. Na categoria transferências, foram 253 mil processos abertos. Em todo o ano passado, os mesmos serviços foram procurados por 664 mil pessoas, sendo 246 mil novos emplacamentos e 418 mil transferências de propriedade veicular. As duas solicitações só perdem para o licenciamento, que é feito anualmente pelos proprietários dos veículos. Ontem, pelo segundo dia consecutivo, o aposentado Edmilson Fagundes, 64, precisou comparecer à sede do Detran para concluir a transferência de um veículo, levantando ressalvas quanto à burocracia do processo. “Faz três horas que eu estou aqui. O mais prático foi a vistoria, que foi tranquila, mas pagar as taxas foi complicado. Tive que ir a um banco, que barrou o pagamento porque excedia o limite. Era melhor simplificar”, conta Edmilson Fagundes.

Conforme o analista de sistemas do Detran, Sidrião Neto, a informatização dos serviços tenta evitar o desperdício de tempo dos usuários e garantir um atendimento mais rápido. “O fluxo de processos era muito confuso: eles tinham que pegar fila, imprimir os boletos, ir ao banco pagar os boletos e depois ao fabricante da placa. Mas, agora, tudo que ele precisa está num lugar só”.

Segundo Sidrião, o grande gargalo do processo é a comunicação bancária, pois o usuário precisaria aguardar até uma hora para a quitação do pagamento. “A nossa ideia é que o cidadão chegue aqui com tudo pronto, para realizar apenas o que é da competência do Detran”, explica. Ele afirma ainda que há projetos para integrar o Detran ao sistema do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (Ipva), gerido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), e aos serviços de outros órgãos.

Processos

Somente o proprietário de veículo registrado em cidade cearense pode usufruir do emplacamento disponível na Central de Serviços. Primeiro, é necessário informar o número do chassi. A etapa seguinte é a escolha da numeração da placa. O sistema oferece 10 opções; porém, se o proprietário escolher a própria numeração, precisa desembolsar R$ 265,98.

Após a confirmação, deve-se imprimir a autorização para confecção da placa e os extratos de pagamento das taxas dos serviços e do seguro DPVAT. Quando todas as etapas forem concluídas, o proprietário deve se dirigir a uma unidade do Detran para concluir a vistoria do automóvel, fixar as placas e receber os documentos de registro.

No caso da transferência, é necessário informar a comunicação eletrônica de venda ativa do veículo em cartório, o chamado DUT eletrônico. Ao confirmar as alterações, o sistema gera o número do protocolo e os dados do veículo e do novo proprietário. (Colaborou Nicolas Paulino)

quadrodetran-diario