Departamento Tributário do SETCARCE apresenta propostas de melhorias nas informações das Ações Fiscais

Na ultima reunião do Fórum Fiscal, realizada no dia 27/11/2020, as transportadoras Braspress, Fedex e Solistica, estiveram representadas pela Sra. Simone Girardi, Romero e Alexandre, respectivamente. Na oportunidade, externaram dificuldades no manuseio das informações inseridas nas ações fiscais abertas pela Sefaz e disponibilizadas através do ambiente seguro. Tal dificuldade impede maior agilidade das transportadoras na comunicação com seus clientes quanto a remessa de DAE – Documento Estadual de Arrecadação para o devido recolhimento retardando não apenas a entrega das mercadorias, mas principalmente o acumulo de grande volume de cargas nos galpões das transportadoras.

Diante do relato, restou definido em conjunto com os representantes da Sefaz o Sr. Elton Vianey, Coordenador da Fiscalização de Mercadoria e Sra. Lucia Muniz, Supervisora do Núcleo de Monitoramento de Transportadoras, a formação de uma equipe de trabalho formada pelos representantes das transportadoras acima identificadas, juntamente com o Sr. Pedro Júnior, representando o Setcarce, visando apresentar propostas de melhorias quanto a disponibilidades das informações das ações fiscais, que serão submetidas para analise de viabilidade técnica pela Sefaz.

Assim é que, no dia 03/12/2020, referida equipe esteve reunida nas instalações da Transportadora Solistica, momento em que se desenvolveram discussões visando buscar uma solução que seja contemple a todas as empresas do segmento de transporte de cargas. Desta reunião participaram também a Sra. Joana, o Sr. Walter e Rafaela, e ainda o Sr. Mateus, funcionários das transportadoras Braspress, Fedex e Solistica, que atuam no envio dos boletos aos seus clientes.

Portanto, após essas discussões, chegou-se a conclusão que a maneira mais rápida e ágil de atender aos anseios dos transportadores é receber os arquivos no formato TXT, onde a partir desse formato cada empresa desenvolve sua ferramenta para melhor extrair os dados e consequentemente melhorar a agilidade e eficiência de sua comunicação com seu cliente.

No momento, o Consultor Tributário do Setcarce, Sr. Pedro Júnior, está em consulta junto a Sefaz para que a mesma faça sua analise quanto à viabilidade técnica, considerando os aspectos legais e segurança da informação.