AL celebra 20 anos do SINDICAM-CE

Fonte: Site da Assembleia Legislativa
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Mudanças, Bens e Cargas do Estado do Ceará (Sindicam/CE) foi homenageado, em sessão solene nesta segunda-feira (25/06), pelo transcurso dos 20 anos de fundação da entidade. A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio, a pedido do deputado George Valentim (PCdoB).

O parlamentar chamou a atenção para o fato de que atualmente somam-se quase dois milhões de caminhoneiros em todo o País e que 65% do Produto Interno Bruto (PIB) da nossa economia passa pelo transporte de cargas e serviço dos caminhoneiros. “Estamos recém-saídos de uma das maiores manifestações que já aconteceram. Foram praticamente paralisados todos os serviços por conta da greve dos caminhoneiros. É um momento muito oportuno em que, através da liderança do PCdoB que estamos exercendo na Assembleia, a gente presta essa justa homenagem pelo transcurso da passagem dos 20 anos do sindicato dos caminhoneiros”, ressaltou o parlamentar.

Já o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/CE), Luciano Simplício, fez um resgate histórico da origem do Sindicam/CE, destacando que a entidade nasceu em um período “dificílimo”, no qual tentava-se implantar o projeto neoliberal.

“Se dizia que o estado mínimo era o que ia favorecer a população, onde se implantava o projeto de privatizações de empresas públicas e onde tentava-se asfixiar o movimento sindical”, explicou. Simplício criticou ainda a reforma trabalhista, a qual, segundo ele, vem retirar direitos que não foram retirados nem na ditadura militar.

O presidente do Sindicam/CE, José Tavares, enfatizou que um sindicato de luta não se faz com uma pessoa apenas, mas com toda uma equipe dedicada 24 horas por dia.

“Hoje, no estado do Ceará, nós temos aproximadamente 60 mil trabalhadores e só temos dois mil trabalhadores contribuintes com o sindicato. É muito pouco em função da quantidade de trabalhadores que nós representamos, mas com a bravura dessa diretoria aguerrida e com os parceiros nos orientando sobre o que devemos fazer, estamos conseguindo fazer com que essa categoria hoje tenha um pouco mais de dignidade e consiga ter um pouco mais de respeito junto a suas empresas”, salientou.

Foram agraciados com homenagens o presidente do Sindicam/CE, José Tavares; os deputados federais Chico Lopes (PCdoB/CE) e Odorico Monteiro (PSB/CE); o presidente da CTB/CE, Luciano Simplício; o procurador do Estado do Ceará e sócio do Escritório Silveira de Aguiar Advogados e Associados, Croaci Aguiar; o chefe substituto de Relações do Trabalho no Estado do Ceará, Raimundo Nonato Teixeira Xavier; o procurador regional do Trabalho, Francisco Gerson Marques de Lima; a ex-deputada estadual Eliane Novais; e os senhores César Augusto Medeiros Martins, Michele Vasconcelos Nunes, José Orlando Júnior e Sebastião Frutuoso do Vale.

Participou ainda da solenidade a chefe da seção de Relações de Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Ceará, Jeritza Jucá.