ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO Especialização em Gestão de Negócios ITL-FUNDAÇÃO DOM CABRAL SEST SENAT

Apresentação

A Especialização em Gestão de Negócios é uma pós-graduação latu sensu ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral). Tem como objetivo capacitar gestores e executivos de empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios. Visa, ainda, desenvolver as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo. O curso é regulamentado pelo MEC (Ministério da Educação), conforme a Lei de Diretrizes e Bases Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

O curso faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT. O programa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas. A especialização é gratuita, e voltada para gestores das empresas de transporte associadas ao Sistema CNT.

O currículo da Especialização em Gestão de Negócios foi idealizado considerando o pensamento prático do mundo dos negócios. Buscou-se avaliar práticas de gestão dos transportes nas organizações, balanceando a teoria com a prática e desenvolvendo nos participantes uma visão empreendedora e criativa.

Objetivo

Capacitar gestores e executivos das empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios, desenvolvendo as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo. O curso trabalha a visão sistêmica nas organizações, identificando aspectos fundamentais para o desenvolvimento de equipes de alta performance operacional. A ideia é desenvolver uma visão crítica e analítica, embasada em técnicas tradicionais e inovadoras que são fundamentadas e trabalhadas por professores com experiência prática em importantes instituições. ​

Público-alvo

Destinada, exclusivamente​, aos profissionais das empresas de transporte, dos modais rodoviário de cargas e passageiros, ferroviário, aquaviário, operadores logísticos e aéreo, filiados às federações e/ou associações que integram o sistema CNT.

Carga-horária e duração

O curso tem carga horária total de 370 horas, sendo 20% ministradas a distância (74 horas) e 80% em encontros presenciais (296 horas).
A modalidade presencial é realizada, bimestralmente, durante cinco dias consecutivos (segunda a sexta-feira), das 8h às 18h.
A capacitação tem duração de, aproximadamente, 14 meses. ​

Metodologia

A estratégia de aprendizagem adotada considera os quatro pilares da educação: saber, saber fazer, saber conviver e saber ser. (Unesco, 2000).

Em cada disciplina, o participante tem acesso, com antecedência, ao material para a atividade prévia. Com esse conteúdo, inicia-se o processo de ensino-aprendizagem. Essa metodologia tem o intuito de proporcionar um nível mínimo inicial de entendimento do tema para o participante, além de uma equalização desse conhecimento com seus colegas.

Em cada aula é adotada uma estratégia dinâmica, em que são utilizados recursos como: filmes, estudos de casos, análise de textos, exercícios práticos, entre outros. A participação é incentivada com uma estratégia de avaliação do envolvimento do aluno nessas atividades.

O processo de aprendizagem continua após o encerramento das aulas de cada disciplina, por meio das estratégias de verificação de aprendizagem, que permitem ao aluno um aprofundamento maior nos temas estudados.

Fique atento às instruções para inscrição

  • Por meio do link disponibilizado, o candidato deverá cadastrar e-mail e senha. A partir do cadastro, receberá, no e-mail cadastrado, um link para iniciar sua inscrição.
  • Preencher a ficha de inscrição.
  • Ler, com atenção, o Termo de Adesão aos Serviços Educacionais, constante no sistema de inscrições, e dar o “de acordo” para finalizar a inscrição no processo seletivo. A leitura deste documento pelo candidato e também pelo gestor é de suma importância para o conhecimento das regras, direitos e deveres do participante ao longo da realização do programa de especialização.
  • Anexar os documentos obrigatórios:
    • Termo de Liberação do Colaborador pelo Gestor: este documento está disponível para download no sistema e deverá ser lido e assinado pelo gestor imediato do candidato;
    • Currículo atualizado;
    • Diploma de conclusão de ensino superior;
    • Outros arquivos: esta opção não é obrigatória. Insira neste campo certificados e/ou documentos que considere importante na complementação de sua formação.
      Obs: os arquivos deverão ser anexados em formato PDF.

  • O candidato poderá retornar ao seu cadastro para anexar os documentos. Para isto, é obrigatório utilizar um e-mail válido e memorizar a senha de acesso.

Conteúdo programático

O curso e​stá estruturado em 4 módulos que totalizam 370 horas, organizados em 8 encontros presenciais:

MÓDULOSDISCIPLINAS
IDimensões do indivíduo nas Organizações Encontro 1:

1. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) com MBTI
2. O Indivíduo na Organização
3. Desenvolvimento de Equipes

4. Ser Ético
IIVisão Sistêmica 5. Visão integrada da gestão
6. Inovação e Competitividade

Encontro 3:

* Visita a Unidade do SEST SENAT
7. Visão Integrada da Cadeia de Valor: Supply Chain Management
8. Infraestrutura e Logística de Transporte no Brasil
9. Concessões e Parcerias Público-Privadas

IIIInstrumentos da Gestão de Negócios Encontro 4:

10. Gestão Estratégica de Pessoas
11. Liderança Baseada em Valores
12. Gestão da Comunicação

Encontro 5:

13. Gestão de Equipes para Alta Performance
14. Gestão de Projetos
15. Gestão da Mudança e da Cultura Organizacional

Encontro 6:

16. Gestão de Finanças
17. Negociação Avançada para Gestores
18. Gestão Estratégica de Custos e Orçamento

Encontro 7:

19. Modelo de Gestão Orientado para Resultados
20. Gestão da Performance Organizacional
21. Gestão de Processos

Encontro 8:

22. Gestão da Informação e do Conhecimento
23. Gestão Responsável para a Sustentabilidade

IVProjeto Aplicativo24. Projeto Aplicativo – BANCA AVALIADORA

Projeto aplicativo

É trabalho de conclusão do curso de Especialização em Gestão de Negócios, conforme exigência legal.

Tem por finalidade empregar os conceitos em situações reais da gestão. O objetivo é integrar a teoria com a prática por meio de uma questão relevante para o participante e para a empresa de transporte. O Projeto Aplicativo proporciona a tangibilização do conteúdo estudado ao longo do curso.

Para o aluno, o desenvolvimento do projeto representa a oportunidade de aprofundar conhecimentos em um tema de seu interesse e da sua empresa, com ampliação e enriquecimento de sua base conceitual e prática.

Os orientadores do Projeto Aplicativo têm ampla experiência no tema a ser desenvolvido em cada projeto. Eles ficam disponíveis para auxiliar e orientar os participantes durante todas as etapas do desenvolvimento do trabalho.​

Corpo Docente

O corpo docente é constituído por professores com formação acadêmica e ampla experiência prática, que estão à frente de importantes instituições e têm como foco aliar a teoria à prática. Os orientadores do Projeto Aplicativo têm formação acadêmica no tema a ser desenvolvido em cada projeto, além de experiência profissional em empresas, como executivos ou gestores.

Encontro 2:

Especialização em Gestão de Negócios